Endereço

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará

Câmara Técnica debate elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos

A Câmara Técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos (CTPERH) esteve reunida nesta quarta-feira, 17, no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam). O encontro dos integrantes de instituições governamentais e não governamentais, que fazem parte do Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CERH), debateu assuntos como a elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Pará (PERH), que será apresentado em consultas públicas programadas para ocorrerem em polos municipais paraenses, que iniciam no próximo dia 24 de abril no município de Altamira, região Xingu.

As discussões, conduzidas pelo presidente da Câmara Técnica, Gláucio Torres, do SindiAmbiental, iniciaram com a leitura de avaliação da ata da reunião anterior ocorrida dia 21 de fevereiro. Os presentes fizeram correções e adequações no texto, que destaca a elaboração do PERH, que possui três etapas: diagnóstico, prognóstico - construção de cenários - programas e projetos, todos a serem disponibilizados para a sociedade por meio de consultas públicas.

Nesta primeira etapa, as demais consultas de apresentação do diagnóstico, que coleta dados socioeconômicos e ambiental, políticos, institucionais e legais, para a elaboração do PERH – previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2020 – vão ocorrer nos municípios de Santarém, no Baixo Amazonas, dia 30 de abril; em Marabá, na região Carajás, em 7 de maio; e em Belém, na região Metropolitana, dia 10 de maio. A próxima reunião da Câmara Técnica do PERH foi definida para 15 de maio.